Destaque

Morre Dom André de Witte, presidente da Comissão Pastoral da Terra

  • Date : 26 de abril de 2021

Bispo emérito de Ruy Barbosa (BA), ele tinha 76 anos e estava no Brasil há 45

O presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom André de Witte, morreu neste domingo (25/04), aos 76 anos. Bispo emérito de Ruy Barbosa, na Bahia, de acordo com informações do jornal Brasil de Fato, ele havia feito teste para a covid-19 – apesar de não apresentar sintomas – e aguardava o resultado. Nesta segunda-feira (26/04), a Diocese informou que o religioso foi vítima de choque séptico e celulite infecciosa.

Foto: CEBs do Brasil

Nascido em 31 de dezembro de 1944 em Scheldewindeke, na Bélgica, filho de agricultores, ordenado sacerdote em 1968 e com formação de engenheiro agrônomo, Witte chegou ao Brasil em fevereiro de 1976, para trabalhar na diocese de Alagoinhas, também na Bahia. Em 1992, foi nomeado vigário geral na diocese.

Em 1994, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa. Em abril de 2020, depois de completar 75 anos, teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo emérito. Dom André foi eleito presidente da Pastoral, em 2018 (era vice) e reeleito neste mês.

Foto: Instituto Humanitas Unisinos

Dom André se destacou por seu trabalho com agricultores e em defesa da terra, e guiou sua atuação pastoral na construção de uma sociedade justa e solidária, se colocando em defesa do povo e dos direitos humanos.

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) lamenta o falecimento de Dom André de Witte, Bispo emérito de Ruy Barbosa e Presidente da Comissão Pastoral da Terra, organização que compõe o CBDDH.

Segue a nota emitida pela CPT:

Dom André de Witte: o dom da simplicidade e da esperança [1]

“No início da noite de ontem, 25 de abril, recebemos impactados a notícia da passagem de nosso Bispo Presidente, Dom André de Witte. Homem de fé inabalável, como bom pastor ele deu a vida por suas ovelhas, e se despediu de nós, aos 77 anos, no domingo em que a Igreja celebra o Bom Pastor. Entristecidos, mas plenos de gratidão, a Comissão Pastoral da Terra – CPT reverencia seu guia, por tantos serviços prestados, com abnegação, simplicidade e alegria, aos mais pobres do campo e a nós, agentes pastorais”. Confira na íntegra a Nota de Pesar da Vice-Presidência e Coordenação Nacional Executiva da Comissão Pastoral da Terra (CPT):

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”.

(João 10,11)

Arte: Comissão Pastoral da Terra

No início da noite de ontem, 25 de abril, recebemos impactados a notícia da passagem de nosso Bispo Presidente, Dom André de Witte. Homem de fé inabalável, como bom pastor ele deu a vida por suas ovelhas, e se despediu de nós, aos 77 anos, no domingo em que a Igreja celebra o Bom Pastor. Entristecidos, mas plenos de gratidão, a Comissão Pastoral da Terra – CPT reverencia seu guia, por tantos serviços prestados, com abnegação, simplicidade e alegria, aos mais pobres do campo e a nós, agentes pastorais.

Desde sua chegada ao Brasil, vindo da Bélgica, sua terra natal, dedicou-se com alegria à gente do campo, no sertão da Bahia. Filho de agricultores, estudou agronomia, com especialidade em economia e sociologia agrícola, para melhor servir aos camponeses, quando tomou a decisão de vir para o Brasil como missionário diocesano Fidei Donum. Entre 1976 e 1994 desempenhou várias tarefas pastorais na diocese de Alagoinhas – BA, entre a Pastoral Rural e a coordenação de paróquias como vigário, sempre com especial carinho pelo povo da roça, pelas Escolas Família-Agrícola, cooperativas etc.

Bispo de Ruy Barbosa – BA, em 1994, em substituição a d. Mathias Schmidt, um dos fundadores da CPT no Regional Nordeste III (Bahia / Sergipe), d. André dedicou-se a continuar a obra de seu venerado antecessor. Tal como ele, tornou-se bispo referencial deste Regional. Em 2015 foi eleito vice-presidente nacional da CPT e presidente desde 2018, tendo sido recentemente reeleito para o triênio 2021/2024.

Dedicado à convivência com o Semi-Árido, d. André foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, com sede em Juazeiro – BA. Como também do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Representou a Igreja Católica na Diretoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE. E compunha, na Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora e a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

É grande, pois, nosso sentimento de perda, que se soma a tantas outras tão sofridas, inaceitáveis estas, já que evitáveis, da pandemia da Covid-19 e da necropolítica.

Querido Dom André, nosso Bom Pastor, lamentamos profundamente sua partida e a falta que nos fará. Ao mesmo tempo, nos alegramos pela certeza de sua jornada exemplarmente cumprida entre nós e de seu acolhimento nos braços do Eterno. Continuará sempre conosco, d. André de Witte, como guia sereno e fiel na procura das verdejantes pastagens anunciadas pelo Bom Pastor!

Goiânia (GO), 26 de abril de 2021.

Vice-Presidência e Coordenação Nacional Executiva da Comissão Pastoral da Terra

[1] Disponível em: <https://www.cptnacional.org.br/publicacoes-2/destaque/5620-nota-de-pesar-dom-andre-de-witte-o-dom-da-simplicidade-e-da-esperanca?fbclid=IwAR0yvQbXUzPtBliSRlH_-vLd92M_8X24yGFuWvdoKMWFZVyqIDyxoP0PnKg>