Destaque

Seminário busca contribuir com o debate para apoiar atividades ligadas a mecanismos de proteção a DHs

  • Date : 22 de setembro de 2021

Evento terá transmissão nas redes sociais com interpretação simultânea e contará com a participação de movimento sociais do Brasil e organizações da América Latina

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) realiza entre os dias 23 e 24 de setembro, o Seminário Internacional “Violência, Criminalização e Impunidade: Desafios à Proteção de Defensoras e Defensores na América Latina”. O evento terá a participação de organizações e movimentos sociais da rede do Comitê e representantes de movimentos da América Latina e do Brasil.

O primeiro seminário internacional do Comitê busca contribuir com o debate sobre a proteção de defensoras e defensores de DHs para apoiar atividades ligadas a mecanismos de proteção, organizações internacionais e de pesquisa ligadas ao tema de proteção de direitos humanos na América Latina.

O Seminário Internacional Violência, Criminalização e Impunidade: desafios à proteção de defensoras e defensores na América Latina é voltado para a rede do Comitê, que reúne 42 organizações da sociedade civil e movimentos sociais, mas também para todas, todes e todos com interesse no tema.

As conferências serão transmitidas das 15h às 17h pelo Youtube e Facebook para atender ao público e contará com tradução (interpretação simultânea) na transmissão nas redes.

Confira a programação:

Conferência Violência, criminalização e impunidade: com Ayala Ferreira, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos; Gloria Luna, Red de Mujeres Rurales (Colômbia); Diana Lepe Sánchez, Servicios y Asesoria para la Paz (SERAPAZ/México); Gloria Cano, Asociación Pro Derechos Humanos Aprodeh Peru e Secretária Geral da FIDH

Desafios à proteção de defensoras/es de Direito Humanos: com Auricélia Arapiuns, Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns; Maria Emilia da Silva, Instituto DH; Layza Queiroz, Coletivo Margarida Alves; Benedito Barbosa, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; Darci Frigo, Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Sobre o Comitê

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) é uma articulação composta por diversas organizações e movimentos da sociedade civil, que desde 2004 acompanha atua na proteção a defensoras e defensores de direitos humanos em situações de risco, ameaça, ataque e/ou criminalização em decorrência de sua militância.

Desde seu nascimento, o Comitê impulsiona e monitora a implementação de uma política de proteção no Brasil e do Programa Nacional de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), sempre buscando aprimorá-lo para que este seja articulador de políticas públicas que visem à superação dos problemas estruturais que geram vulnerabilidade de defensoras, defensores e movimentos sociais.

Nesse sentido, o Comitê periodicamente elabora cartas de recomendações com o objetivo de apontar desafios e empecilhos à efetivação do PPDDH, avaliar a institucionalização do programa e apresentar propostas para o seu fortalecimento. O CBDDH também acompanha a situação de DDHs, atuando no combate e prevenção às ameaças, violações e processos de criminalização, prática esta que vem se consolidando como um grave imobilizador da luta social.