Últimas notícias

Seis meses de silêncio: Quem são os responsáveis pela morte de Marielle e Anderson?

  • Date : 14 de setembro de 2018

#NOTAPÚBLICA 
As mais de 35 organizações que compõem a Rede do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) vêm a público nesta sexta-feira (14), data que marca seis meses do brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, condenar a situação de impunidade no caso e exigir celeridade na apuração dos mandantes e executores desse crime.

O assassinato da vereadora Marielle Franco evidencia o racismo estruturante em nossa sociedade. Foi um recado às milhares de mulheres defensoras de direitos humanos, negras, periféricas e lésbicas que denunciam dia a dia as práticas racistas e violentas do Estado contra a população negra nas favelas, e todas/os aquelas/es que se levantam por justiça social. E que por isso, são cotidianamente vítimas de ameaças e violências.

São seis meses de silêncio, sem que nenhuma pessoa tenha sido responsabilizada por esse crime que chocou o Brasil e o mundo. Um silêncio que escancara também a seletividade do sistema de justiça quando o assunto é apurar e punir os responsáveis pelas milhares de mortes de defensoras e defensores de direitos humanos no país. Exigimos justiça e reafirmamos que a morte de Marielle é a morte das instituições e da democracia em nosso país. Seguiremos denunciando esse caso.

Não Calaremos!