Últimas notícias

Procurador da República de Itaituba visita defensoras (es) ameaçadas (os) no sudoeste do Pará

  • Date : 26 de junho de 2018
O Procurador da República da região de Itaituba (PA), Paulo de Tarso Moreira Oliveira esteve, na última semana, nos Projetos de Assentamento (P.A) Areia (próximo ao município de Trairão) e Ipiranga (em Itaituba), para verificar a situação de defensoras e defensores de direitos humanos ameaçados,  além de questões fundiárias desses assentamentos. No assentamento Areia, o representante do MPF conversou com o casal de agricultores Osvalinda Maria e Daniel Alves, que no dia 20 de maio desse ano encontrou duas covas cavadas no terreno do lote onde vivem. Além da visita aos defensores e defensoras ameaçados/as, o Procurador  também reuniu-se com a Secretária de saúde do município de Trairão, Francelli Rustick Baú, reforçando a solicitação de atendimento de saúde e psicológico  aos agricultores dessas comunidades que são vítimas de frequentes intimidações.
 
A visita do MPF foi acertada em reunião, no começo desse mês, entre ele e representantes de organizações sociais que acompanham o caso desses agricultores ameaçados, alguns inseridos no Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH). Osvalinda e Daniel estão no PPDDH desde 2012. Em outra reunião, o Procurador e os representantes das organizações sociais estiveram com o delegado Ricardo Vieira de Lima, da delegacia da Polícia Civil de Trairão e responsável pela investigação dessa última ameaça. 

O Procurador Paulo de Tarso também conheceu a vasta produção de alimentos agroecológicos de Osvalinda e Daniel, e o trabalho realizado pela Associação de Mulheres do Areia II, que garante formação e renda para as mulheres da comunidade, afastando-as do trabalho para quem vive da extração ilegal de madeira, fato que provoca o descontentamento de madeireiros e grileiros e impulsiona as ameças aos moradores da região. Nas próximas semanas, uma equipe do Programa nacional de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH) também se deslocará até a região.