O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) é uma articulação nacional composta por mais de 35 organizações e movimentos da sociedade civil, que desde 2004 acompanha o debate e atua na proteção a defensoras e defensores de direitos humanos em situações de risco, ameaça, ataque e/ou criminalização em decorrência de sua atuação política no Brasil.
É com profunda preocupação que, acompanhamos os desdobramentos da iminência da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A decisão, de caráter questionável quanto à constitucionalidade e legitimidade, está provocando tumulto social em proporções que se assemelham ao período mais sombrio da história do Brasil, registrado durante a ditadura civil-militar.
Forças conservadoras vêm manifestando discursos que estimulam o ódio e a violência com apoio dos grandes meios de comunicação que difundem tais informações causando medo e apreensão. Consequência deste cenário, já temos ciência da tentativa de homicídio da Sra. Lindinalva Pereira de Lima Filha, que participava de uma manifestação em Mata Redonda/PB contestando a prisão de Lula.
Diante desta situação, pedimos à todas organizações, nacionais e internacionais, que se mantenham alertas às violações de direitos humanos no Brasil, além de mobilizadas na defesa do estado democrático de direito, pois o Comitê entende que estamos diante de um cenário de mortes anunciadas.
Brasília, 06 de abril de 2018.
Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH)