Últimas notícias

Nota: Comitê manifesta sua indignação com o assassinato de dirigente do MST na Bahia

  • Date : 25 de janeiro de 2018
Márcio Matos, dirigente do MST/BA assassinado nesta quarta-feira (24) Foto: Divulgação MST

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) vem a público prestar solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST) na Bahia, bem como à família do companheiro Márcio Matos, dirigente do MST no estado, covardemente assassinado nesta quarta-feira (24).
Informações dão conta de que Márcio foi morto com três tiros na cabeça, dentro de sua casa, no assentamento onde vivia no município de Iramaia (BA). O filho do dirigente, de apenas seis anos, teria presenciado o assassinato do pai. Ainda não há informações sobre os responsáveis por este crime que, ao que tudo indica, repete um modelo utilizado para silenciar e intimidar a luta por justiça social no Brasil.
O Comitê, além de prestar solidariedade aos companheiros e companheiras do MST e aos familiares de Marcio Matos, também vem a público manifestar sua indignaçao e preocupação com a crescente violência contra defensoras e defensores de direitos humanos e lideranças do campo no Brasil. Márcio, atualmente, ocupava o cargo de secretário de Administração da prefeitura de Itaetê. Era assentado da reforma agrária no Projeto Assentamento Boa Sorte que existe há mais de dez anos na zona rural de Iramaia, e já tinha sido coordenador estadual do movimento e integrante da direção nacional.
O CBDDH e as organizações que o compõem, vêm alertando cotidianamente sua preocupação com o aumento da violência e do número de assassinatos de defensoras e defensores no Brasil. Desde o ano de 2015 só cresce o número de pessoas assassinadas em decorrência de conflitos no campo, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A morte de Márcio é mais uma faceta dessa realidade, por isso, mais uma vez exigimos que Estado brasileiro intensifique seus esforços para garantir a proteção e a integridade dessas pessoas. Consideramos também fundamental que os responsáveis sejam imediatamente identificados e responsabilizados.
Aos nossos mortos nenhum minuto de silêncio.
Márcio, Presente!
Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos
www.comiteddh.org.br