Destaque

Lançamento: Guerra aos Pretos

  • Date : 23 de junho de 2022

A Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial e o Movimentos com apoio da Open Society lançam no próximo sábado, dia 25/06, o filme documentário Guerra aos Pretos. O documentário traz na sua centralidade a necessidade de fomentar com a sociedade o debate sobre a atual política de drogas. Com mais foco na repressão do que na saúde pública, o Brasil tem a pior política de drogas do mundo, segundo o Global Drug Policy Index, ranking inédito publicado no ano de 2021 que avalia a maneira como os países lidam com o tema.

O documentário tem em sua narrativa a necessidade da branquitude reconhecer seus privilégios, e compreender que é parte desta guerra gerada aos corpos pretos. O filme também apresenta que na atualidade a guerra às drogas é uma das formas de
maior acumulação do capitalismo racializado. O Brasil desde a invasão dos Portugueses, construiu a ideia de inimigos para produzir guerras de pacificação.

Desde esta invasão até os dias atuais são os corpos negros, estes inimigos, pois são os indesejáveis, os não humanos.
São mais de 4.000 mortes por ano produzida por essa guerra às drogas no Brasil (dados da IDMJR). A Favela precisa ser entendida como parte da solução do problema.

O filme se apresenta a partir de narrativas e diálogos com profissionais de saúde, moradores de favelas e periferias e especialistas em segurança pública.

Lançamento: Dia 25/06
11h – Exposição Fotográfica Favelas e Periferias
12 as 13:30h – Batalha de SLAM
14h – Exibição do Documentário Guerra aos Pretos + debate
Casa da Cultura em São João do Meriti, endereço: rua Machado de Assis s/n Lt 12 Quadra 82 – São João do Meriti.
Contato