Iniciativa quer dar visibilidade e promover troca de estratégias de proteção entre defensoras e defensores de direitos humano do Sul Global
Nesta sexta-feira (05/06), o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos torna público o resultado do terceiro edital de chamamento de candidaturas para compor a delegação do projeto de intercâmbio Defensores do Sul Global. Conforme previsto, para ocupar três vagas disponíveis para a viagem para as Filipinas, foram selecionadas três representantes de organizações membros do CBDDH.
As selecionadas são elas: Mazé Morais (Contag); Daiane Santos Ribeiro (AATR); Kathleen Cristina Tie Scalassara (Terra de Direitos). Além delas, compõem a delegação duas representantes das organizações integrantes do Grupo Animador: Sandra Carvalho (Justiça Global) e Letícia Souza (MST).
A viagem será realizada entre os dias 09 e 20 de outubro. A delegação participará da Conferência Popular da Ásia-Pacífico contra o Imperialismo e o Militarismo Climático, em Quezon, Filipinas, cujo tema será: “Defendendo terras e territórios: Unindo-nos contra a injustiça climática e o militarismo”.
O objetivo do intercâmbio é impulsionar a articulação, solidariedade internacional e troca de experiências e estratégias entre organizações que atuam nos territórios com a proteção de DDHs. Desta vez, o intercâmbio tem a organização Indigenous Peoples Movement for Self Determination & Liberation como parceira. A IPMSDL é um rede ativista que luta pela promoção dos direitos dos povos indígenas à autodeterminação, à terra e à vida.