Destaque

Intercâmbio África WHRD: Comitê divulga resultado de edital de Chamamento

  • Date : 17 de outubro de 2024

Iniciativa quer dar visibilidade e promover troca de estratégias de proteção entre defensoras e defensores de direitos humano do Sul Global

Nesta quarta-feira (16), o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos torna público o resultado do primeiro Edital de Chamamento de candidaturas para a composição da delegação brasileira do projeto de intercâmbio CBDDH, com destino à África do Sul e Gana. O objetivo do intercâmbio é impulsionar a articulação, solidariedade internacional  e troca de experiências e estratégias entre organizações que atuam nos territórios com a proteção de DDHs.

Conforme previsto no edital, para as três vagas disponíveis, foram selecionadas três organizações da articulação do CBDDH. São elas: Criola, Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas e Movimento dos Atingidos por Barragens. Os critérios de seleção podem ser conferidos no edital de chamamento. A viagem será realizada no período de 23 de novembro a 02 de dezembro.

Nesta primeira atividade de intercâmbio, a parceria será com a African Initiative of Women Human Rights Defenders. Na África, o intercâmbio tem como proposta promover a participação de mulheres representantes das entidades-membros do CBDDH na Convenção das Defensoras dos Direitos Humanos das Mulheres Africanas de 2024, que acontecerá em Accra, em Gana, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2024.

A delegação do CBDDH será composta por 5 pessoas, dentre as quais 2 vagas foram reservadas ao Grupo Animador, com objetivo de garantir coordenação e continuidade no projeto, conforme orienta o Guia Metodológico do intercâmbio. Desta forma, o processo de candidaturas selecionou 03 defensoras titulares e 03 suplentes para compor a delegação.

Ainda neste mês, o GA convocará uma reunião com toda a delegação titular para dar início aos trabalhos de preparação. Conforme orienta o Guia Metodológico, candidatura no intercâmbio implica em disponibilidade para participar de todas as etapas do processo de intercâmbio: preparação, viagem e consolidação com a síntese da incidência política.

O projeto, que tem duração de dois anos (de 2023 a 2025), prevê três viagens de intercâmbio de delegações brasileiras formadas por representantes do CBDDH, para três países: Gana, Colômbia e Filipinas. Em cada um desses países, o Comitê mapeou organizações que trabalham com defensoras e defensores de direitos humanos para serem parceiras nessa jornada. Para cada um dos intercâmbio haverá edital de chamamento para formação da delegação brasileira do CBDDH.