Destaque

Guia de Proteção do Comitê agenda debate sobre violência política na mídia

  • Date : 15 de setembro de 2022

O Guia Prático de Proteção à Violência Política Para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos é uma resposta ao aumento de casos registrados de violência política no Brasil do CBDDH

Lançado dia 6 de setembro, “data cirurgicamente” bem escolhida “à véspera da comemoração dos 200 anos de Independência do país, em que e se espalham protestos e atos em vários estados”, como ressaltou o colunista do Portal UOL Carlos Medeiros. O Guia foi construído em conjunto com os defensoras e defensores de direitos humanos ameaçados, pré-candidatas/os e mandatos parlamentares de 8 estados brasileiros, em uma ação conjunto com o lançamento do canal de comunicação para o recebimento de denúncias de violações – que também ganhou destaque na mídia brasileira.

Voltado para defensoras e defensores, o documento traz orientações sobre como identificar, o que fazer e como se proteger desse tipo de violência e foi lançado no programa Revista Rio, da Rádio Nacional, ao vivo.🎧OUÇA no player.

Ao todo, o Guia Prático de Proteção à Violência Política foi citado em 16 veículos de notícias, gerando debate sobre a violência política na perspectiva de DDHs em situação de risco e/ou ameaça, em cinco s formatos diferente de veiculação de notícias: TV, rádio, podcast, portais de notícias e impresso.

Foram publicadas reportagens sobre o guia e o canal de denúncia na Coluna de Jamil Chade e Carlos Medeiros da UOL; Flavia Oliveira no Estúdio I da Globo News; TV Cultural, TV TVT, TV Telesur; na Coluna Amigos da Terra no Brasil de Fato, Agência Pulsar Brasil, Podcast Angu de Grilo, BDF Nacional e RS, Agência Pública (TwittSpace) entre outros, além da republicação e divulgação em mídias e portais da rede de organizações e movimentos sociais articulados no Comitê Brasileiro.

 

O Guia Prático de Proteção à Violência Política também foi distribuído digitalmente para as candidaturas apoiadas pelo projeto Quilombo no Parlamento, da Coalizão Negra Por Direitos, Comitês de Campanha do MST, Comitês de Candidaturas Pro-Indígenas, para comunicadoras e comunicadores popular da Rede Núcleo Piratininga de Comunicação; sindicatos e toda a rede do CBDDH.

Também foram enviados para candidatas e candidatos DDHs nas Eleições 2022, mandatos parlamentares e suas assessorias que participaram do curso de formação realizado pelo Comitê, entre os dias 3 a 5 de agosto, em Brasília.

Para baixar o PDF com versão em alta do Guia Prático de Proteção à Violência Política clique aqui.