Destaque

Governo Federal tenta calar Sonia Guajajara e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil

  • Date : 30 de abril de 2021

Nesta sexta-feira (30/4), a Polícia Federal intimou a liderança indígena Sonia Guajajara, uma das coordenadoras executivas Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para depor em um inquérito por críticas feita ao governo federal na websérie “Maracá”: Emergência Indígena, (https://bit.ly/SerieMaraca), que denuncia violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da pandemia da Covid-19. Denúncias essas que já foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) através da ADPF 709. 

Sônia é uma das maiores lideranças indígenas e ambientais do país. Fedrico Zuvire/Bdf

“A perseguição desse governo é inaceitável e absurda! Eles não nos calarão!”, afirma Guajajara, em post publicado no Twitter. O inquérito foi instaurado a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), que acusa a liderança e ativista indígena de difamar o Governo Federal na websérie lançada em agosto de 2020 pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A Funai tem a missão institucional de proteger e promover os direitos dos povos do Brasil. 

Formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maranhão, Sonia Guajajara tem voz no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), levando denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP) e ao Parlamento Europeu. Ela também foi pré-candidata a vice-presidente da república na chapa com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sendo a primeira pré-candidata de origem indígena à presidência da república. 

O CBDDH se solidariza com Sonia Guajajara e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e reitera sua preocupação com a perseguição contra defensoras/es de direitos humanos no Brasil, tal como pelo tratamento dado pelo Estado Brasileiro na proteção destes. 

Leia a nota da Apib na íntegra: 

“O Governo Federal mais uma vez tenta criminalizar o movimento indígena, intimidar a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a nossa rede de organizações de base e uma das coordenadoras executivas da Apib, a liderança Sonia Guajajara, em um ato de perseguição política e racista.

Durante o mês da maior mobilização indígena do Brasil e na semana seguinte da reunião da ‘Cúpula do Clima’, a Polícia Federal intimou Sonia, no dia 26 de abril para depor em um inquérito provocado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão cuja missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos do Brasil acusa a Apib de difamar o Governo Federal com a web-série “Maracá” (https://bit.ly/SerieMaraca), que denuncia violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da pandemia da Covid-19. Denúncias essas que já foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) através da ADPF 709.

Os discursos carregados de racismo e ódio do Governo Federal estimulam violações contra nossas comunidades e paralisa as ações do Estado que deveriam promover assistência, proteção e garantias de direitos.  E agora, o Governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1059 mortos.

Não irão prender nossos corpos e jamais calarão nossas vozes. Seguiremos lutando pela defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas e pela vida!

Acompanhe hoje, 30 de abril, às 15h (horário de Brasília) o encerramento do Acampamento Terra Livre com o posicionamento da Apib e suas organizações indígenas regionais sobre o caso, que será transmitido em apiboficial.org/atl2021

Sangue indígena, nenhuma gota a mais! [1]

[1]https://apiboficial.org/2021/04/30/governo-federal-persegue-e-tenta-calar-a-articulacao-dos-povos-indigenas-do-brasil-e-sonia-guajajara/