Destaque

Dossiê KANHGÁG revela arrendamento das terras indígenas na região Sul do Brasil

  • Date : 8 de fevereiro de 2022

Famílias da Terra Indígena (TI) Serrinha, localizada no norte do Rio Grande do Sul, tornaram-se notícia nacional após serem alvos de episódios de extrema violência, em outubro de 2021, em função de conflitos causados por processos de arrendamento de terras indígenas. Para explica de forma detalhada o conflito e suas causas, Conselho de Anciãos da Terra Indígena Serrinha, lançou o dossiê “KANHGÁG GA: o arrendamento das terras indígenas na região Sul do Brasil”.

O documento denuncia a vulnerabilidade de anciãos, mulheres e crianças em situação de refúgio e solicita a adoção de providência urgentes para erradicar o arrendamento ilegal das terras indígenas, que é responsável por 30 assassinatos nos últimos 10 anos no estado.

Em outubro de 2021, em nota divulgada em outubro do ano passado , o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) ressaltava: “é chegado o momento de se reverter o quadro perverso de esbulho e violência, e começar a identificar e processar os que se beneficiam da produção de soja transgênica dentro das áreas indígenas. São grupos de pessoas que há décadas exploram os bens da União, terras que deveriam ser destinadas ao usufruto exclusivo dos povos. Os que arrendam as terras indígenas precisam ser responsabilizados por esses crimes e pelo incentivo, de fora para dentro das comunidades, à violência. Fechar os olhos para os crimes é o mesmo que avalizá-los”.

Acesse aqui o dossiê KANHGÁG.