Destaque

Comitê reforça alerta contra violência política nas Eleições 2022

  • Date : 17 de outubro de 2022

Há menos de 15 dias do segundo turno das Eleições 2022, Comitê reforça o alerta para a necessidade de proteção a defensoras e defensores de direitos humanos no país

Para contribuir com a redução da violência política e com um país que respeite os direitos humanos, o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, coalizão que reúne 45 organizações e movimentos sociais da sociedade civil, lançou o Guia Prático de Proteção à Violência Política Para DDHs.

O Guia é uma resposta ao aumento de casos registrados de violência política e tem o objetivo de auxiliar pessoas defensoras de direitos humanos a prevenir e se proteger de ameaças e casos de violência política.

No último domingo, 15 de outubro, o diretório do PT em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Um motoqueiro que  passou atirando em direção à sede do diretório, conforme registrado nas imagens câmeras de segurança. Na hora dos tiros, não tinha ninguém no prédio. A polícia investiga o caso.

Em 2022, o número de casos já é 400% maior em relação a 2018*, conforme aponta a 2ª edição do estudo “Violência política e eleitoral” no Brasil, produzido pelas organizações de Direitos Humanos Terra de Direitos e Justiça Global.

O Guia foi construído em conjunto com os defensores e defensoras de direitos humanos ameaçados, pré-candidatas/os e mandatos parlamentares de 8 estados brasileiros, em uma ação conjunto com o lançamento do canal de comunicação para o recebimento de denúncias de violações – que também ganhou destaque na mídia brasileira.

Voltado para defensoras e defensores, o documento traz orientações sobre como identificar, o que fazer e como se proteger desse tipo de violência.

Não deixe de conferir o Guia para conhecer como se proteger da violência política e prevenir ameaças:  BAIXE AQUI

Como Fazer a Denúncia?

O Comitê também vem monitorando casos de ddhs ameaçados no período eleitoral desde agosto.

Para enviar um caso ao Comitê, envie uma mensagem com informações para um dos contatos do projeto pelo email violenciapolitica@comiteddh.org.br ou Whatsapp/Signal: 11 91651-0715.

Confira nossa agenda de proteção integral para defensoras/es de direitos humanos: www.comiteddh.org.br