Destaque

Comitê lança edital de Intercâmbio na Colômbia para defensores das organizações da rede

  • Date : 10 de maio de 2025

Inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas entre 9 e 18 de maio

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) lançou nesta sexta-feira (09), o edital de chamamento de seleção da 2ª etapa do projeto de intercâmbio entre defensores de direitos humanos do Sul Global, executado pelo Comitê. A delegação brasileira à Colômbia será composta por 03 defensoras (es) de direitos humanos representantes de entidades membros do Comitê, além de 2 integrantes do Grupo Animador.

Desta vez, a troca de experiências e estratégias será em conjunto com o Programa Somos Defensores. As inscrições devem ser efetuadas entre 9 a 18 de maio, através do formulário disponível aqui. O objetivo do projeto de intercâmbio é impulsionar a articulação e solidariedade internacional  entre organizações membros do Comitê, que atuam nos territórios com proteção à DDHs.

Imagem gerada com recurso de IA

A viagem será realizada entre os dias 23 e 29 de junho, totalizando 07  dias de viagem. Todas as pessoas participantes da delegação saem juntas no mesmo voo com partida e chegada pelo Aeroporto de São Paulo. Os detalhes de participação estão disponíveis no edital de chamamento interno para o intercâmbio (acesse aqui). 

O projeto de intercâmbio entre países do Sul Global (Gana, Colômbia e Filipinas), executado pelo Comitê, teve início em dezembro de 2023, com previsão de término para 2025. Em cada um dos países participantes, o Comitê mapeou organizações que trabalham com defensoras e defensores de direitos humanos para serem parceiras nessa jornada, que conta com apoio da Open Society Foundation (confira o Guia Metodológico aqui).

Composição da delegação Intercâmbio 

Para cada viagem de intercâmbio será formada uma delegação. A quantidade de pessoas por delegação vai variar conforme os custos de viagem para cada país, a necessidade de dias de deslocamento e outras questões que implicam nos recursos que serão mobilizados para a viagem.

É importante alternar, sempre que possível, as pessoas e as organizações que participarão de cada viagem de intercâmbio, a fim de possibilitar maior participação e representação das diferentes organizações que compõem o Comitê. Como forma de garantir um processo de coordenação e continuidade, duas vagas por delegação são reservadas para o GA.

O processo de intercâmbio deve somar forças na estratégia de luta das organizações que irão receber as delegações em seus países. Por isso, devemos garantir o protagonismo das organizações anfitriãs no desenho da agenda de intercâmbio e no caráter das atividades que serão priorizadas. A temática predominante de cada viagem terá relação com a pauta da organização anfitriã e a delegação brasileira deve ser formada nesse viés.

A composição das delegações será realizada via chamamento do GA a todas as organizações e movimentos sociais membros que compõem o Comitê. Cada viagem terá um chamamento próprio, com destino, período de viagem, quantidade de vagas, critérios de participação e cronograma de todas as etapas.

As organizações que compõem o Comitê devem enviar a inscrição de um/a participante e um/a suplente, entre o dia 10 de maio até às 23h59 do dia 18 de maio.

Somente serão aceitas inscrições dentro do prazo estipulado com o envio de todas as documentações, que são: (1) formulário que deve constar nome e documentos das pessoas indicadas (titular e suplente), descrição do papel que cumprem na organização;

(2) carta de motivação institucional, que demonstra a relação dessa viagem de intercâmbio com a agenda de trabalho da organização e como esse intercâmbio pode fortalecer sua organização, a ser anexada no formulário;

(3) termo de compromisso institucional (firmada pelo/a representante legal da entidade), a ser anexada no formulário;

(4) termo de compromisso individual (firmado pela pessoa indicada e suplente),  a ser anexada no formulário;

5) cópia da carteira de identidade ou passaporte dentro da validade.

Importante: em hipótese alguma, serão aceitas candidaturas apenas com o preenchimento do formulário sem o envio de todos os documentos anexados.

Seleção de candidaturas

As inscrições serão recebidas pelo GA que vai discutir todas as indicações recebidas e, com base nos critérios constantes no Chamamento de cada viagem, elaborará uma lista de organizações que participarão daquele intercâmbio. O resultado será divulgado para todas as organizações do CBDDH através do site do Comitê Brasileiro DDH. 

Cronograma

Lançamento do edital de chamamento10 de maio
Abertura da inscrição de candidaturas:10 de maio
Encerramento das inscrições:18 de maio, às 23h59
Divulgação do resultado:22 de maio