Destaque

CBDDH parabeniza a Comissão Pastoral da Terra pelos seus 46 anos de luta!

  • Date : 22 de junho de 2021
Fonte: CPT

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos parabeniza a Comissão Pastoral da Terra, pelos 46 anos de resistência e luta em nome dos povos do campo, da floresta e das águas, celebrado nesta quarta-feira (22). A CPT surgiu em 22 de junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia, realizado em Goiânia (GO) com uma proposta de luta pela Reforma Agrária e o direito fundamental a terra e ao território.

A CPT foi fundada em plena ditadura militar como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, especialmente, na área da Amazônia, que eram submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam. Tem um histórico de luta tanto na área do campo como na defesa dos direitos humanos, no fortalecimento das comunidades e na diversidade camponesa.

Fonte: CPT

Ao longo destas mais quatro décadas de existência, a CPT vem registrando e produzindo dados qualitativos e quantitativos que apoiam denúncias e análise de ocorrências de conflitos no campo, documentando a luta dos povos da terra e das águas, bem como ameaças e assassinatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. A CPT faz parte da rede de 42 organizações sociais que integram o Comitê.

De acordo com a CPT, a missão da organização é “convocada pela memória subversiva do evangelho da vida e da esperança, fiel ao Deus dos pobres, à terra de Deus e aos pobres da terra, ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, seguindo a prática de Jesus. A CPT quer ser uma presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva, que presta um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo”.

Fonte: CPT

📌 Conheça a CPT! Acesse www.cptnacional.org.br
Facebook: @CPTNacional
Twitter: @cptnacional
Youtube: /ComissãoPastoraldaTerraCPTNacional

Fonte das Fotos: CPT