Destaque

Campanha Nacional Despejo Zero lançou novos dados sobre a situação de famílias despejadas e ameaçadas

  • Date : 20 de junho de 2022

O novo levantamento compila dados de março de 2020 a maio de 2022

De acordo com a Campanha Despejo Zero, ao todo, mais de 142 mil famílias vivem sob ameaça de remoção, das quais fazem parte 97,3 mil crianças e 95,1 mil idosos. Quase 21 mil idosos já foram despejados de suas casas. O número de crianças removidas também é alarmante e chega a 21.492. Os dois grupos representam cerca de 33% das pessoas que já sofreram com o despejo ou são ameaçadas de remoção no Brasil.

Essa situação é especialmente preocupante nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Até agora, já foram desabrigadas 45,1 mil famílias paulistas, 29,2 mil famílias fluminenses e 19,2 famílias pernambucanas.

Contudo, inúmeras iniciativas estão em curso no país para garantir a proteção destas famílias. Mais de 24.231 famílias em 120 ocupações foram protegidas contra despejo graças a um esforço coletivo de incidência política e jurídica da Campanha, a grande maioria com base na liminar concedida pelo Ministro do #STF Luís Roberto Barroso, a partir da ADPF 828 protocolada pelo PSOL em parceria com a Campanha e com diversos movimentos, entidades e parlamentares aliados.

A #ADPF828 está com prazo para o dia 30 de junho. A bancada do PSOL, em parceria com os movimentos e entidades da Campanha Despejo Zero protocolaram esta semana uma petição pedindo a prorrogação da liminar, dada a situação de crise social e econômica que o país vive, e que atinge principalmente a população pobre e trabalhadora.

No dia 21 junho, ocorrerá em todo o país um conjunto de mobilizações pela prorrogação da ADPF e toda sociedade pode participar! Estaremos nas redes e nas ruas. Fique ligado nas redes sociais do MST, da Campanha Despejo Zero e participe!

 

#DespejonoBrasilNÃO
#despejozero