Resistências

Mulheres

  • Date : 28 de junho de 2017

Mulheres

Embora representem metade da população mundial, historicamente as mulheres não têm usufruído de todos os direitos e liberdades da mesma maneira do que os homens. Atualmente, em muitos contextos, as mulheres continuam ocupando lugares marginalizados na sociedade e enfrentam uma série de violações de seus direitos como consequência de descriminação de gênero.

Ao longo dos séculos, a luta por igualdade de gênero assumiu diferentes formatos e permitiu que milhares de mulheres ao redor do mundo pudessem exercer seus direitos. Infelizmente, também foram milhares as mulheres vitimadas nessa luta. No Brasil, as crescentes mobilizações dos movimentos de mulheres nos últimos anos ficaram conhecidas como “Primavera Feminista”. O aumento das reivindicações pela equidade de gênero coincidem com um momento de retrocesso em direitos das mulheres encabeçados, sobretudo pelo legislativo brasileiro, ocupado majoritariamente por homens cis brancos.

Num país com tantos desafios para efetivar a igualdade de gênero e com um dos maiores índices de violência contra a mulher na região, as mulheres defensoras de direitos humanos no Brasil necessitam de um ambiente seguro e receptivo para seguirem protagonizando sua luta por direitos.

Deixe seu comentário

Por favor, diga-nos seu nome.
Por favor, digite um comentário.

1 2 3 4 5