Notícias Internas

Plenária final aponta compromissos da articulação do Comitê para proteção a ddhs

  • Date : 15 de junho de 2022

Organizações e movimentos sociais apontam Comitê como instrumento proteção integral para os ddhs

Plenária Final aprova ações e estratégias para o CBDDH e carta aberta a sociedade.
Por assessoria CBDDH

O terceiro e último dia (27/5) de reunião das entidades no 5º Encontro Nacional do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, foi dedicado a grupos de trabalho temáticos para debater as de atuação e incidência política do CBDDH, enquanto articulação em rede de organizações e movimentos sociais para proteção de ddhs.

A proposta era pensar em estratégias para o aperfeiçoamento de ações de proteção para ddhs dos eixos: Comunicação; Informação, Pesquisa e Produção de Dados; Formação; e Incidência política nacional e internacional.

O GT de Comunicação destacou a árdua tarefa de construir narrativas/linguagens pela defesa de defensores de direitos humanos, tendo a mídia hegemônica como um lugar de disputa de narrativas. Neste sentido, atuando a partir da rede do Comitê para combater discursos sobre violações nos territórios, publicizando a partir de avaliações de riscos casos.

O GT de Formação fez uma avaliação do curso de proteção integral para defensores de direitos humanos ofertado pelo CBDDH no ano de 2021. Desta forma, promovendo um debate sobre no que se desdobrou do último curso, o que se espera a partir de agora e como se pode pensar juntos e em rede sobre formação de defensoras e defensores de direitos humanos.

Divididos em grupos de trabalho, ddhs debateram e criaram estratégias para incidência política do CBDDH

O GT Incidência política nacional e internacional apontou a necessidade de acompanhar a movimentação relacionadas aos projetos que pedem a flexibilização da atual lei de terrorismo e participar e fortalecer as ações da sociedade civil.

O GT Informação, Pesquisa e Produção de dados destacou o Dossiê Vidas em Luta como uma frente importante de atuação do CBDDH, uma vez que serve de instrumento de memória e incidência política, permitindo e embasando a disputa de narrativas sobre defensoras e defensores de direitos humanos.

Em plenária, as 43 organizações e movimentos sociais presentes no 5º Encontro Nacional do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, em plenária final, repactuaram a articulação das organizações CBDHH como instrumento de proteção integral para os ddhs.

Ainda, durante a plenária houve a leitura da carta final do encontro construída coletivamente pelo conjunto das entidades presentes. Leia aqui.