Os grupos de WhatsApp fazem parte de nossas vidas, para o bem ou para o mal. Estamos cansados de estar e ser inseridos em diversos grupos, mas quando bem usados, os grupos de WhatsApp podem realmente ajudar, informar ou facilitar bastante a vida e a comunicação entre participantes. O problema é quando o grupo sai de controle e as pessoas começam a se comportar mal, desvirtuando totalmente o objetivo inicial daquele grupo.
Para tentar te ajudar com esse problema tão comum, montamos uma lista com as 10 regras de ouro para convivência profissional em grupos de WhatsApp.
1. Tenha foco e vá direto ao ponto: Não compartilhe mensagens irrelevantes sobre outros tópicos. Se o grupo foi criado com uma finalidade, respeite seu objetivo. Quanto mais pessoas no grupo, mais objetivas devem ser as mensagens. Isso significa que as famosas mensagens motivacionais ou aquele “bom dia grupo”, só para dar” bom dia” e nada mais, devem ser evitadas.
2. Escreva tudo de uma só vez. Poste sua mensagem em um único texto. Se cada palavra ou frase que você escrever for uma nova mensagem, serão várias notificações em celulares alheios. Isso pode irritar os outros integrantes.
3. Respeite os horários. Mesmo que para você seja comum dormir muito tarde ou acordar muito cedo, lembre-se que nem todas, todes e todos são assim. A menos que seja uma emergência, evite postar algo nos grupos após às 21 horas ou antes das 8 horas.
4. Evite áudios longos. Na maioria das vezes, um áudio longo pode ser resumido em uma frase curta. Se possível, escreva em vez de enviar mensagens de áudio. É mais prático e muitas vezes é possível resumir a informação. Não é proibido enviar áudio, até porque muitas vezes nos assuntos complexos da defesa de defensoras e defensores dos direitos humanos, precisamos explicar detalhes que podem ser melhor compreendidos com o envio de um áudio, mas use com cautela a função áudio.
5. Um grupo é como a sociedade em geral – pessoas pensam de modo diferente e têm variados níveis de educação. Além disso, mal-entendidos ou mensagens mal interpretadas podem surgir. Respire fundo e tenha calma! Maioria das vezes, nossa companheira e/ou nosso companheiro só não compreendeu a informação e/ou demanda.
6. Nosso grupo é apenas para tratar sobre comunicação entre as organizações e vice-versa: é para ser usado para troca de informações de ações, notícias, informações e ações importantes para serem combinadas e/ou replicadas, seja pela comunicação da secretaria operativa ou pelas comunicações das entidades.
7. Se for algo urgente, delicado ou especifico da sua organização: você pode tratar com o responsável no canal privado de vocês e/ou por meio de ligação telefônica.
8. Se você precisar enviar algo confidencial ou que pede sigilo de dados: recomendamos usar o aplicativo Signal direto para os canais de contato da secretaria.
9. Grupo não é chat: Não espere respostas em tempo real. Não se chateie se alguém não visualizar e responder suas mensagens de imediato. Lembre-se: ninguém está 24h online.
10. Qualquer um é livre para sair do grupo quando quiser. Se quiser adicionar alguém ao grupo, fale com o administrador. A ideia é a gente criar no grupo uma política efetiva de afeto no sentido de comunidade e uma relação de apoio mútuo. Só lembrando que o grupo é voltado para jornalistas, profissionais e militantes destacados e que atuam na área da comunicação.
Ah, caso você não faça mais parte da organização e/ou tenha a tarefa de acompanhar esta área, só avisar que a gente te libera de acompanhar mais um grupo. Assim, cuidamos do bem-estar de todas, todes e todos.