O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDH) informa às 45 organizações e movimentos sociais que, o 8º Encontro Nacional previsto para acontecer este ano, foi adiado para fevereiro de 2026, em virtude da atuação do Comitê na COP30, na Cúpula dos Povos Rumo à COP3 e na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.
A decisão, tomada pela Grupo Animador, aconteceu após avaliação da dificuldade de agenda para organizar o evento, uma vez que a maior parte das 45 entidades membros CBDDH estão engajadas para participar dos eventos da COP30 e/ou da Cúpula dos Povos e da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.
O adiamento também aconteceu devido a proposta do próximo Encontro Nacional ser construído a partir da escuta ativa e suporte das organizações que fazem parte do CBDDH, reivindicação da rede no último Encontro Nacional realizado em 2023.
A nova data para realização do Encontro Nacional está prevista para acontecer no final de fevereiro, entre os dias 23 e 27, após o carnaval. O Comitê pede às organizações que compõem a rede que reservem a data.