Destaque

Nota em repúdio à ataque a Juma Xipaya, liderança indígena no Pará

  • Date : 23 de abril de 2021

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH), rede composta por organizações e movimentos populares, repudia o ataque realizado à Juma Xipaya, liderança indígena que tem se colocado a frente de diversas denúncias de violações de direitos humanos na Amazônia.

O Comitê recebeu notícia de que, no último dia 20, a casa de Juma foi invadida e diversos documentos de denúncias sobre violações de Belo Monte e contra garimpeiros e madeireiros da região foram levados. A defensora relata já ter sofrido diversas ameaças anteriormente, e denuncia a falta de atuação das instituições de justiça e políticas que protejam e acolham os defensores de direitos humanos em risco [1].

O CBDDH se solidariza com Juma e o povo Xipaya, e reitera sua preocupação com a violência contra defensoras/es de direitos humanos no Estado do Pará, tal como pelo tratamento dado pelo Estado Brasileiro na proteção destes. O Comitê encaminhará a presente nota aos espaços e mecanismos de proteção de direitos humanos para requerer uma investigação sobre o ocorrido, além da efetivação de medidas para garantir a segurança de Juma.

[1] https://www.facebook.com/fundo.dema/posts/3864504723597281