Comunicadores e Comunicadoras

A informação é requisito crucial na luta por direitos humanos. Seja na produção e difusão de informações a respeito das lutas e disputas que travam os defensores/as de direitos humanos ou para fazer denúncias dos direitos que estão sendo violados. Além disso, o acesso a informações sobre a atuação do Estado com relação a violação de direitos também é fundamental para a cobrá-lo por essas situações e demandar medidas efetivas que garantam o fim dessas violações.

Nesse sentido, a liberdade de expressão e o acesso à informação são importantes ferramentas de transformação social e os indivíduos e/ou grupos que exercitam esses direitos atuam como defensores de direitos humanos direta e indiretamente. E, justamente por isso, comunicadoras e comunicadores sofrem constantes violações na tentativa de silenciá-los para que essas informações não cheguem ao conhecimento da sociedade e ao debate público.

As violações aos comunicadores e comunicadoras atingem não somente os indivíduos violados, mas têm também uma dimensão coletiva, já que buscam privar a sociedade de informar-se sobre temas de extrema relevância pública.